terça-feira, 20 de março de 2012

O Mirante



Meus amigos,
infelizmente hoje meu texto é triste e angustiado, por conta da noticia de que querem demolir o Bar do Tato e certamente junto vai o Bali Hai. Estes dois lugares são o coração, o centro da movimentação social da Praia de Atlântida. Tudo acontece ali e, sem estes lugares, a beira mar vai perder a identidade.
Temos de descobrir quem está à frente destas resoluções, e a quem interessa o prejuízo que vai causar ao turismo do Rio Grande doSul.
Sim, pois, no ano passado, o Ministério Público Federal voltava sua fúria contra o Natal Luz de Gramado, o maior e o melhor evento turístico do RS. Diga-se de passagem, que nada foi confirmado no caso de Gramado, só sensacionalismo barato!
Qual o motivo da demolição do Mirante? Sim, pois o Bar do Tato está embutido no Mirante que tem 60 anos e, junto com a Caixa D’Agua são os últimos remanescentes da arquitetura dos anos 50. Surgiram com o Balneário em 1952.

E a PLATAFORMA?  Também vai entrar neste rol?  Sim, pois também está no domínio da Marinha, e é o que alegam as Autoridades.  No caso de Atlântida, nada foi feito aleatoriamente, pois teve a licença da Marinha. E agora? Mudaram as regras? Não sei em que e como estas construções podem prejudicar alguma coisa.  - Será que os “tuco tucos” e as corujinhas se ressentem com o barulho? 
Sei que o prefeito de Xangri-lá pensa em tombar estas construções. Por favor Sr. Prefeito seja rápido! Do contrário só o que nos restará serão estas fotos que tenho colocado no Blog.
 
           Que triste um País sem memória...

                                       Nélide C. Bertoluci



4 comentários:

  1. É realmente muito triste e pesaroso se saber que vivemos num país onde as autoridades estão se danando com a questão da preservação dos patrimônios públicos, como é o caso do Bar do Tato, o Bali Hai e a Plataforma, no caso da Praia de Atlântida.

    Esse descaso, essa desimportância com o patrimônio arquitetônico, para as insensíveis autoridades e os gananciosos do ramo imobiliário e, no caso presente, para a Marinha, não passam de velharias que incomodam, estorvam a sua insensibilidade. Dedicam especial atenção às demolições do que entendem ou vêem como coisa velha, inútil, quando na realidade são atrativos e patrimônios que deveriam ser preservados por iniciativa das próprias autoridades, pelo menos as que tem senso de responsabilidade com a memória e com a história. Deveriam, se não têem sensibilidade nata, seguirem os bons exemplos dos países europeus, que desde séculos e séculos vêem guardando não apenas um patrimônio arquitetônico, mas muitas e muitas ruínas que são edificações das raízes históricas.

    Espero e conto, assim como centenas ou milhares de outras pessoas, com a sensibilidade e o senso de preservação da própria história de Atlântida por parte do Prefeito, tombando todo o complexo que compreende a Plataforma, assim como vem fazendo de forma abnegada a amiga escultura e artista plástica Nélide Casaccia Bertoluci.

    ResponderExcluir
  2. Parabens oxcelente trabalho .
    foi muito bom ver que existem pessoas que ainda se importam com a memoria de um povo.
    W.Stein

    ResponderExcluir
  3. Gostei desta crónica. Há mentes "brilhantes" que, às vezes tocadas pelo espírito do maligno, têm estas ideias.
    Apoio a tua revolta porque é preciso preservar a história...
    Pode ser que não passe de um falso alarme!
    Beijo e votos de uma Páscoa feliz.
    Graça

    ResponderExcluir
  4. VENHA FAZER PARTE DO GRUPO DA ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (FACEBOOK). PUBLIQUE SEUS POEMAS, CONTOS, CRÔNICAS, FOTOGRAFIAS, SUGESTÕES DE LIVROS, PEÇAS DE TEATRO, FILMES...TODO CONTEÚDO CULTURA.
    ACESSE O LINK E CLIQUE NA OPÇÃO (SEGUIR/PARTICIPAR DO GRUPO). DEPOIS É SÓ PUBLICAR SEUS TEXTOS COM OU SEM FOTOS.
    https://www.facebook.com/groups/149884331847903/

    ResponderExcluir