sábado, 26 de novembro de 2011

Praia de Atlântida - A Plataforma

Plataforma de Atlântida
Praia de Atlântida - RS

1968 - Em uma conversa informal, num domingo em família, começamos a falar sobre a frequencia de pessoas na praia durante o inverno. Todos opinavam e concordavam que era muito fraca e que era necessária uma atração que entusiasmasse as pessoas e as levasse até a praia naquela estação também.

Como conseguir isso?

Compras? Um centro de artesanato, quem sabe? Uma escola de Turismo? Um Clube de Pesca Amadora?
A questão estava lançada...



Celso Bertoluci, meu marido, sugeriu um píer, ao estilo daqueles que existem na Califórnia. As mulheres, achavam mais interessante e viável o artesanato... E a Escola?.. Cada um ficou de trazer no próximo almoço respostas e ante projetos...


Plataforma de Atlântida



Um mês depois, Antônio Casaccia escolheu o mais difícil: uma plataforma marítima com clube, restaurante e tudo o mais...
Foram então contratados a equipe técnica, o eng. calculista Jaime Padoin, o eng. Floreal Salla, da Braseu Engenharia, que havia construido a ponte do Rio Guaíba, o eng. Vitor Freire Motta, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e ainda o arq. Claudio Casaccia e o eng Celso Bertoluci, que supervisionava e coordenava tudo.
Na temporada de 1969 já havia toda uma movimentação na beira mar que instigava a curiosidade das pessoas.
Para nossa sorte, tudo foi documentado em fotos (inéditas) que agora apresento para compartilhar com todos vocês e assim preservar e eternizar a memória desta praia tão bela.



6 comentários:

  1. Um show de imagens! Eu trabalho com projetos de engenharia além do atelier de pintura. A história do Pier e a beleza do mar me encantaram

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este seu post. Realmente
    de Inverno vai-se muito pouco à praia.
    .............
    Desejo-lhe um Feliz e Santo Natal a si e sua
    Família.
    Bj.
    Irene

    ResponderExcluir
  3. Nélide, desejo a ti, teus familiares e todos os visitantes do teu blog um Feliz Natal. Aproveito para informar que dia 02 de janeiro estreia Urbanascidades 2012, igual mas...diferente.
    Paulo Bettanin.

    ResponderExcluir
  4. Nélide, convido a ti e a teus leitores para conhecerem e participarem com suas produções literárias do Urbanasvariedades, o modo long play do Urbanascidades, blog cultural de produção coletiva. Visite urbanasvariedades.blogspot.com. e solte o verbo.
    Um abraço,
    Paulo Bettanin.

    ResponderExcluir
  5. Urbanascidades e Urbanasvariedades juntam os blocos para pular o Carnaval. Hoje a poesia de Lídia la Escriba. Quer música, amanhã ouça Bob Dylan. Na segunda de carnaval conheça o carnaval de 1927 em Porto Alegre. Na terça, o desfile é por conta de um passeio de 10 dias de trem pela Suiça. E na quarta-feira de cinzas os vencedores... do Oscar desde 1929.

    ResponderExcluir
  6. Nélide, o Urbanascidades convida voce e seus leitores para o seu 2° aniversário dia 21 de março. Sarau cultural com música, literatura e poesia, e convidados muito especiais. Não perca!
    Um abraço,
    Paulo Bettanin

    ResponderExcluir